C. E. Erich Walter Heine

Governo do Estado do Rio de Janeiro e Thyssenkrupp CSA inauguram primeira escola sustentável do Brasil

Colégio Estadual Erich Walter Heine, localizado em Santa Cruz, foi construído nos padrões da certificação internacional LEED, para prédios sustentáveis.

Rio de Janeiro- A Secretaria de Estado de Educação e a Thyssenkrupp CSA inauguraram no dia 20 de maio (sexta-feira), o Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. A escola é a primeira totalmente sustentável do Brasil e da América Latina, construída dentro dos padrões da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, da entidade internacional Green Building Council (Conselho de Construções Verdes) – que podem gerar uma redução de até 50% no consumo de energia em prédios comerciais.

A unidade que agora passa pelo processo de aprovação da organização, recebeu investimentos de R$11 milhões, utilizados em mais de 50 medidas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior eficiência energética, como por exemplo, o formato da construção de catavento, para maior circulação do ar e redução de gastos com refrigeração, bem como materiais ecologicamente corretos na construção, utilização de lâmpadas led, coleta de lixo seletivo, sistema de aproveitamento de água de chuva e espaço de reciclagem, entre outras iniciativas. Em todo o mundo, apenas 120 escolas tem essa certificação - dessas, 118 ficam nos EUA, uma na Noruega e outra em Bali.

Outra novidade do colégio, que tem como concepção ser uma grande sala de aula sustentável, é o “ecotelhado”, que diferentemente de unidades padrão, tem uma vegetação especial, para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva e será utilizado como espaço de aprendizagem. O estacionamento da escola tem a tecnologia ecopavimento, material permeável de grelhas de plástico reciclado que permite a passagem de água e ar, evitando bolsões de água, assim como a borda da piscina, com material que reduz absorção de calor. O projeto também prevê o aumento das áreas verdes, instalação de painéis solares para aquecimento de água e área para reciclagem e bicicletários.

O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, afirmou que o Estado está passando por um momento especial, com a realização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016 e, por isso, investir nos estudantes imediatamente é essencial. - o Rio vive um momento singular. “Nosso estado está exposto, visto através de uma janela escancarada para o mundo, e com uma demanda de mão de obra extraordinária. E onde estão esses jovens? Estão conosco, em nossas escolas. Não podemos deixar essa oportunidade passar” – disse Risolia. O secretário também lembrou as experiências educacionais de sucesso no Estado, como o Nave (Núcleo Avançado em Educação) e o Nata (Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos), que conquistaram prêmios e o reconhecimento de pais e alunos.

Já o diretor de Sustentabilidade da TKCSA, Luiz Cláudio Castro, destacou a parceria entre o governo do Estado e a empresa na área de educação, com foco em Sustentabilidade. “A escola reforça nosso compromisso com a comunidade de Santa Cruz e o Rio de Janeiro, dentro da nossa política de investimentos na educação profissional, visando o desenvolvimento sustentável da região. Queremos que a Erich Heine seja um exemplo pioneiro para uma grande onda de construções sustentáveis no Brasil”, ressalta. Há um mês, a empresa também inaugurou uma escola técnica do SENAI em Itaguaí que atenderá 2.800 jovens em cursos técnicos nas áreas de siderurgia e manutenção industrial, entre outras.

O Colégio Erich Heine, que oferece 200 vagas de ensino médio integrado em Administração, também conta com um corpo pedagógico especialmente preparado para adoção e conscientização dos alunos sobre práticas sustentáveis. Diretores, professores e funcionários e representantes da Subsecretaria de Gestão de Ensino da Seeduc, receberam treinamento Curso de Sensibilização em Educação Ambiental, promovido pelo Programa Thyssenkrupp CSA de Comunicação e Educação Ambiental (PROCEA).

A unidade possui ainda laboratórios de Informática, Bioquímica, Artes e de Administração, biblioteca e piscina, além de ser totalmente adaptada para receber alunos com necessidades especiais, contemplando desde a estrutura do prédio, onde as partes podem mudar de lugar facilitando a construção em qualquer tipo de terreno, até as características mais fundamentais como portas mais largas, pisos táteis, rampas com pouca inclinação e inscrições em braile.

A expectativa é de que a escola atenda a outros 300 estudantes até o fim de 2011, com Ensino Técnico. O colégio que também estará aberto nos fins de semana à comunidade, fica na Rua Manoel Lourenço dos Santos, s/n° - Santa Cruz, Rio de Janeiro.

Certificação LEED

O LEED é uma certificação para edifícios sustentáveis concedida pela U.S. Green Building Council, uma entidade sem fins lucrativos de empresas líderes no ramo da construção, para as estruturas que atingem determinados critérios de racionalização no uso e administração de recursos como água e energia, entre outros.

O selo específico para escolas, no entanto, apresenta duas outras exigências: a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo, para que não seja perigoso à saúde das crianças, e o tratamento acústico nas salas de aula, corredores e ambientes internos próximos às salas.
Saiba mais sobre o LEED

GALERIA DE IMAGENS

Saiba mais sobre SUSTENTABILIDADE